atividades

O projeto está estruturado em 5 atividades técnicas:

1. Estudos preliminares

FEUP
A atividade de estudos preliminares terá a coordenação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e prende-se com a elaboração de estudos variados que visam sobretudo a obtenção de resultados de investigação que sirvam de base ao processo de definição de especificações e início do desenvolvimento da solução. Neste sentido, esta atividade terá uma duração máxima de 24 meses, compreendendo igualmente um conjunto de estudos de índole académica como é o caso da caracterização da mobilidade na cidade e alguns estudos de caracterização de materiais, os quais se estenderão até ao final da atividade, atendendo ao seu cariz eminentemente de investigação exploratória.

2. Definição de especificações

FEUP
A atividade de definição de especificações, sob a liderança da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem como objetivo a criação dos cenários de referência que sustentarão a fase de desenvolvimento em todas as suas componentes. Ao longo de 15 meses a definição de especificações deverá acompanhar o processo de desenvolvimento numa fase inicial na medida em que haverá um ciclo iterativo de criação de um backlog suficientemente amplo para assegurar as inovações necessárias.

3. Desenvolvimento

Ibérica
A atividade de desenvolvimento é coordenada pelo promotor líder de forma a assegurar o alinhamento com os objetivos do projeto. É também a mais exigente em termos de recursos dado que compreende a parte mais significativa dos trabalhos. Durante a atividade serão realizados os principais trabalhos de I&D em torno das diferentes componentes da solução envolvendo quer atividades no domínio da engenharia mecânica (Desenvolvimento da bicicleta e estação de mobilidade) e de processo (Desenvolvimento de ferramentas de produção) como também da engenharia informática e electrotécnica (Desenvolvimento de módulo de comunicações, módulo de carregamento e gestão de energia, módulo de sensorização e processamento biométrico, módulo de gestão de rede social de objectos, back-end/middleware de integração com sistema de gestão de mobilidade e aplicações para utilizador final).

4. Construção de protótipos

CEiiA
Esta atividade corre em paralalelo com a atividade de desenvolvimento, construindo protótipos com graus incrementais de maturidade. O primeiro será o mock-up de veículo, a partir do qual se evoluirá na produção de diversos protótipos laboratoriais que servirão para utilizar segundo a lógica iterativa na atividade de testes, terminando em 2 protótipos funcionais que permitiram testar a sua usabilidade e os casos de uso propostos. Os protótipos físicos incidirão sobretudo na vertente de bicicleta, mas tentar-se-á também obter um protótipo de estação de mobilidade para introduzir no ambiente de testes da solução.

5. Testes e validação

CEiiA
Nesta atividade serão realizados os diversos testes necessários para o desenvolvimento do projeto, cujos resultados serão utilizados para iterações sucessivas do processo de desenvolvimento do projeto. Esta atividade decorrerá de forma iterativa com a atividade de desenvolvimento, uma vez que os resultados dos testes realizados serão utilizados como inputs no desenvolvimento.

De forma a melhorar a experiência de navegação este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o site está a declarar que aceita. Mais informações sobre cookies e as suas opções podem ser consultadas na nossa Política de Privacidade

Ok